A Tradição do Queijo Mais Famoso de Portugal

Seguindo uma receita centenária, o Serra da Estrela é conhecido por sua textura e sabor inigualável.

Com o agradável friozinho se aproximando, a procura pela saborosa fondue aumenta nos restaurantes de Campos do Jordão. Entre tantas variações da tradicional receita dos Alpes Suíços, o Vila Chã oferece uma opção com um toque especial da terrinha, a fondue de Queijo Serra da Estrela.

Localizada em uma das regiões mais frias do país, a Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal Continental, seu pico atinge 1993 metros. O local que possui belas paisagens,  principalmente durante o inverno quanto as gigantescas cordilheiras ficam cobertas pela neve branquinha, é o ponto de criação das ovelhas das raças “Churra Mondegueira”, consideradas como as de melhor aptidão leiteira.

Tendo o leite das tais cordeiras como seu ingrediente principal, o queijo mais tradicional de Portugal também conta com o coalho da Flor de Cardo, que lhe dá textura e um sabor inexplicável. A iguaria é preparada seguindo uma tradição centenária, a qual diversas famílias de pastores usam técnicas deixadas por seus ancestrais.

Visitando a casa mais portuguesa de Campos do Jordão, você poderá ter o prazer de degustar essa riqueza da gastronomia lusitana. No Vila Chã, o Queijo Serra da Estrela é servido com uma harmonização de pães especiais ou na deliciosa fondue em que ele é acompanhado por maçãs vermelhas, cubos de pães e batata noisette.

2 comentários sobre “A Tradição do Queijo Mais Famoso de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *