Arroz: O típico costume Luso

O tradicional ingrediente acompanha a civilização desde sua origem e faz parte do nosso dia a dia há décadas

O plantio do arroz se mistura com a origem do próprio homem. Não se sabe ao certo as datas e locais em que se começou esse cultivo. A única constatação é de que o grão tenha surgido no continente Asiático e de lá tenha se espalhado para a Europa e depois para a América.

Em Portugal, a produção do arroz começou a ser documentada em meados do século XVIII. No início esse cultivo era considerado ilegal, somente aos poucos o governo estabeleceu algumas condições e liberou a plantação do grão.

Hoje a produção em Portugal são originárias do Vale do Tejo, Sado e Mondego e se resumem no grão arredondado, o carolino e suas principais variedades o Aríete e o Euro, mas também se produz arroz Agulha, caracteristicamente alongado.

O arroz é o acompanhamento tradicional dos pratos portugueses. As infinitas possibilidades que a cozinha oferece foram aproveitadas nas mesas lusitanas, passando a fazer parte da cultura culinária do país.

O Restaurante Vila Chã mantém essa tradição em seu cardápio e apresenta diversas receitas com o ingrediente e outros complementos. Para isto, selecionamos um dos melhores produtores de arroz do Brasil, e hoje, depois de muitos estudos, usamos o tipo “Basmati Polido”, que mais se assemelha ao arroz Português. Sendo o arroz Ruzene, do querido amigo Chicão, que também privilegia, e, trabalha no caminho do Slow Food, convívio Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.

Para incentivar a produção do ingrediente e homenagear esse que, também, faz parte da alimentação diária dos brasileiros, a tradicional Festa do Arroz de Tremembé está em sua 10ª edição e acontece entre os dias 10 e 13 de maio, no espaço de eventos da Basílica Senhor Bom Jesus – Jardim da Igreja. Com atrações musicais em um ambiente acolhedor, aproveite para saborear as delícias do Restaurante Vila Chã, um dos parceiros da festividade. Esperamos por vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *