Bacalhau é no Vila Chã

Nesta época do ano, deixamos tudo pronto para preparar as melhores receitas com esse ingrediente tipicamente português 

O Bacalhau merece uma atenção especial, isso porque antes de ser utilizado em uma receita, ele precisa passar por um processo que leva dias. Acompanhe toda a preparação do nosso “fiel amigo”.

Corte:
Primeiramente cortamos o bacalhau de acordo com a receita em que ele será utilizado, cada preparação exige um corte e uma quantidade específica do peixe.

Dessalga:A troca de água é realizada duas vezes por dia, sempre nos horários mais brandos, como amanhecer e anoitecer.
Os peixes são climatizados a 4o C e a água também está a esta temperatura.Trabalhamos com as postas de forma lateral, assim o sal consegue sair mais facilmente e também faz com que as peças se mantenham íntegras, além da organização e controle durante a dessalga.
As caixas e compartimentos permitem que a troca da água envolva todo o peixe.
O volume de peixe tem de ser 1/3 do volume total, para que a dessalga seja produtiva.

Descanso:
O Bacalhau é colocado em repouso, nesse momento conseguimos o brilho das postas e um bom índice de frescor, isso quer dizer que a dessalga foi feita corretamente com o controle da temperatura.

Organização:
As postas de bacalhau são deixadas todas juntas e posteriormente são lascadas e separadas em diferentes caixas, esse processo garante a salinidade ideal entre todos os tipos.
Para se manter a temperatura controlada, além de estar dentro da câmara fria, empregamos a adição de gelo, feito com a mesma água tratada que colocamos no peixe. Barras e cubos de gelo são utilizados com o objetivo de manter a temperatura mais baixa possível garantindo, assim, uma melhor dessalga e a integridade do peixe, procedimento conhecido como reação osmótica.

Água:
É importante sempre ter os insumos e produtos da melhor qualidade em seu melhor momento.
A água é tratada por este filtro de mícron (altamente filtrante) e por um flush do filtro (sistema de auto-limpeza) percebemos o quanto é filtrada e limpa a água que usamos em nossa cozinha. A filtragem minuciosa faz com que, além de promovermos uma melhor dessalga, com baixos índices de bactérias e afins, retiramos quase que por completo as sujidades existentes por encanamentos desgastados, infiltrações adversas e até infiltração terral. Mínimos detalhes geram grandes avanços.

Esses procedimentos garantem que o bacalhau esteja pronto para ser utilizado nas nossas deliciosas receitas. Aproveite a época propícia e venha experimentar nossa especialidade, afinal, Bacalhau é no Vila Chã!

Prato Vila Chã

 

Para preparar sua própria receita de bacalhau em casa, separamos algumas dicas simples. Confira:

  • Mantenha o Bacalhau sempre dentro da geladeira, com água filtrada;
  • Faça a troca de água duas vezes ao dia;
  • Separe as postas das lascas em recipientes diferentes;
  • Manter 1/3 do volume de insumo e 2/3 de água;
  • Não colocar o peixe direto em contato com a base do recipiente, pois pode gerar um acúmulo de sal e até um efeito limboso no peixe, coloque uma grade com a função de tirar o contato das postas e lascas com o fundo;
  • Usar sempre gelo e procurar manter a temperatura sempre baixa durante a dessalga;
  • Tampe o recipiente para que não caia nada, bem como não gere troca de odores dentro da geladeira.

As tradicionais receitas de bacalhau da sua família, feitas com um ingrediente principal de ótima qualidade.

Encontre o melhor bacalhau no Empório Vila Chã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.