Fondue, a receita que aquece

Tradicionalmente rústica, a receita de fondue hoje mostra sofisticação com diversos tipos de queijos

Acredita-se que a fondue foi inventada por camponeses que vivam nas altas montanhas da Suíça e não conseguiam ir até às cidades em busca de alimento, já que a região estava em meio à batalhas da Segunda Guerra Mundial. Mas com a necessidade de se alimentar, os camponeses passaram a aproveitar os restos dos queijos que produziam e a derretê-los em fogo alto. Para acompanhar, mergulhavam pedaços de pão à mistura de queijos derretidos e o prato estava pronto para comer.

Como a receita era simples e levava apenas ingredientes que possuíam, a fondue se tornou um alimento nutritivo para esses homens, que além de comerem bem podiam amenizar o frio com uma refeição quente. Mais tarde, na década de 50, o Chef Conrad Egli, de Nova York, incluiu o prato em seu restaurante. Além da tradicional fondue de queijo, ele criou a de chocolate, inovando as sobremesas.

Hoje, o preparo da fondue é realizado em panelas de cerâmica ou esmaltadas, com características específicas que conseguem manter o calor, essencial para o sucesso da receita. Além do tradicional sabor de queijo e chocolate, a carne também ganhou espaço na iguaria.

A fondue é considerada um prato refinado e muito pedido, principalmente nas estações mais frias. Por isso, esta época do ano é excelente para você vir experimentar nossas deliciosas fondues aqui no Vila Chã!

Além de apreciar a paisagem típica do inverno e as baixas temperaturas de Campos do Jordão, você pode se deliciar com nossa saborosa fondue de Queijo da Serra da Estrela,  feita à base do famoso queijo português Ementhal e Estepe, acompanhados de cubos de pães caseiros, maçãs vermelhas e batatas noisette.

Um comentário sobre “Fondue, a receita que aquece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *