Oliveiras de Portugal: cultura, tradição e sabor

Mais do que os conhecidos rótulos de azeite, as azeitonas levam sabor à culinária e mantém viva uma tradição milenar

Em Portugal, é comum encontrar paisagens compostas por uma tradicional árvore: as oliveiras. Arborizando ruas e até mesmo adornando jardins, essas árvores fazem parte do cotidiano dos portugueses. Nas ruas, as azeitonas caem pelo chão e dão charme ao local, evidenciando ainda mais as particularidades da terrinha.

Parte da cultura portuguesa, as azeitonas são responsáveis pela produção de azeites únicos, com rótulos de qualidade reconhecida no mundo todo.

Assim como as uvas, existem regiões em que produção de azeitonas é mais presente, graças às características geográficas de cada localização do país. O visitante que viaja pelo Douro certamente encontrará lindas oliveiras, mas será no Alentejo e, principalmente, em Algarve que as imponentes árvores tomam conta do cenário.

No Algarve existem as mais antigas oliveiras do país e, provavelmente, do mundo. Historicamente, a presença dos povos árabes nessa região durante alguns séculos levaram práticas essenciais de cultura e produção de azeitonas, aplicando conhecimento sobre plantio do fruto e extração do azeite, firmando raízes no local.

Em uma viagem a Portugal, além das famosas vinícolas, é possível encontrar lugares que oferecem passeios chamados de Rota das Azeitonas. Uma caminhada que permite apreciar grandes plantações de oliveiras centenárias e até milenares.

O consumo de azeitona é bastante intenso em Portugal, por isso esse saboroso item é servido à mesa sempre bem fresco, alguns restaurantes até preservam as azeitonas com o pequeno caule que a prendia à oliveira. Ainda assim, consumir azeitona fresca não significa comê-la diretamente do pé, já que o fruto possui um amargor acentuado. O frescor responsável por garantir o sabor especial aos pratos com azeitona, exigem o preparo correto para o consumo, resultando em qualidade e tanta popularidade desse alimento.

Existem diversas castas de azeitonas em Portugal que, de acordo com suas especificidades, darão origem a azeites e azeitonas de mesa verde ou maduras, originando produtos de qualidade que carregam a tradição da culinária e da cultura dos portugueses.

Para apreciar um pouco desse sabor tradicional da terrinha, o Restaurante Vila Chã preparou um menu com deliciosas saladas com azeitonas e iguarias típicas regadas a um excelente azeite. Nossa casa portuguesa espera por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *