Os preceitos do Slow Food

Incentivos criados para promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e da produção

Com o grande aumento de alimentos industrializados e produzidos em larga escala, as pessoas se acomodaram em consumir refeições prontas, os famosos “Fast-Food” e com isso vieram consequências prejudiciais à toda cadeia alimentícia, desde a produção até o consumo. O movimento Slow Food surgiu em contrapartida, com a necessidade de disseminar uma alimentação consciente entre as pessoas de todo o mundo.

Para que o conceito fosse compreendido de forma geral e explícita, independente da localidade dos adeptos, foram criados três princípios básicos e interligados para classificar os alimentos de acordo com o movimento e são eles: bom, limpo e justo.

Primeiramente se defende a qualidade do produto em todos os seus aspectos, como a aparência impecável, o sabor e o aroma ideais e as boas condições nutritivas do alimento. Esse quesito depende basicamente da competência do produtor e das condições da plantação, que não devem alterar de forma alguma sua naturalidade.

A agricultura deve ser praticada de forma sustentável, com respeito ao ambiente e com condições conscientes de plantio, processamento, comercialização e consumo. O ecossistema deve ser preservado em cada uma das etapas, garantindo a saúde de todos os envolvidos no processo.

Outro ponto importante no movimento é a garantia dos direitos na produção dos alimentos, uma remuneração adequada e justa, de acordo com cada região e os métodos utilizados no processo, além das condições de trabalho dos produtores que devem ser respeitadas.

Os benefícios do Slow Food são inúmeros e um deles é a garantia de um futuro de qualidade para as próximas gerações. Com os preceitos estabelecidos todos podem contribuir, com suas escolhas e comportamentos, para um processo de alimentação consciente.

Um comentário sobre “Os preceitos do Slow Food

  1. Ter uma boa alimentação realmenta faz muita diferença pra quem treina pesado na academia. E bom sempre manter uma alimentação boa e saudavel, para garantir um corpo bonito e saudavel. Vejo muita gente comendo muita besteira e nao liga pra saude e depois ainda reclamam que nao tem resultado desejado na academia! Pra se manter em forma e bom sempre ter a consciença e na dieta so comer coisas saudaveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *