Pinhão: o ingrediente mais popular de Campos do Jordão

A cidade que tem como símbolo o clima frio e as belas paisagens naturais, também chama atenção pelo admirado sabor do fruto da Mantiqueira

Com o frio se aproximando, se inicia também a época propícia para o consumo da semente da Araucária, o Pinhão. Cozido, assado ou como base para outras receita, ele já é parte da tradição regional.

Característica de regiões frias e montanhosas, a Araucária é um dos símbolos de Campos do Jordão e embeleza a cidade com sua altura e formação conífera. As pinhas maduras caem dos galhos entre abril e agosto e ‘estouram’, espalhando suas sementes em volta da árvore, dispondo aos moradores a abundância da iguaria de sabor particular.

Além de ser utilizado de diferentes formas na gastronomia, o pinhão carrega também um grande valor nutricional, com a presença de magnésio e ferro, além de aminoácidos benéficos para nosso organismo.

Para homenagear o ingrediente local e fomentar a cultura da cidade, a tradicional Festa do Pinhão é realizada como uma forma de incentivar o consumo do produto nativo, esse ano ela está em sua 57ª edição e acontece entre os dias 20 de Abril e 01 de Maio.

A sazonalidade do pinhão também inspira a criação de inúmeros pratos nesta época, como o Camafeu de Pinhão ou o Arroz de Bacalhau com Pinhão, receitas deliciosas que você pode saborear no Restaurante Vila Chã. Para esse ano, a novidade é um típico sanduiche de Portugal, feito com Pão de Arroz Preto ou Vermelho com Pinhão, Javaporco e Queijo do Pé da Serra. O famoso Prego de Javaporco será servido exclusivamente na histórica festividade de Campos do Jordão.

Aproveite essa temporada gastronômica, se divirta na Festa do Pinhão e não deixe de conferir as receitas especiais da tenda do Restaurante Vila Chã, esperamos vocês!

Um comentário sobre “Pinhão: o ingrediente mais popular de Campos do Jordão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *