VIAJANDO PELOS VINHOS DE PORTUGAL: QUINTA DOS MURÇAS

A Quinta dos Murças, situada no centro da DOC Douro, existe desde o século XVII. O nome surgiu em referência ao fidalgo da casa real Miguel Carlos Cardoso de Sousa de Morais Colmeeiro Teles e Távora, capitão-mor da vila de Murça e proprietário das terras desde 1756.

Caracterizada pela presença de 8 terroirs muito marcados pelas montanhas, pelas diferentes altitudes e exposições solares, pelos solos xistosos e pelo clima característico do vale do rio Douro, os produtos só ganharam espaço no mercado em 1950, após uma reabilitação realizada por Manuel Pinto de Azevedo.

Administrada desde 2008 pelo grupo Esporão, a Quinta das Murças, possui perto de 300.000 videiras. Plantadas ao alto e em patamares, ocupando zonas com 300m de altitude e zonas mais próximas da ampla frente de rio, os vinhedos se beneficiam de diferentes exposições solares. Além da vinha, existem cerca de 6.000 pés de oliveiras, um pomar com 800 laranjeiras, tangerineiras, limoeiros e outras árvores de fruto, além de cerca de 88 hectares de área florestal classificada mata mediterrânica que ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *