Quaresma: Tempo de Saborear um Típico Bacalhau Português

É chegado o tempo da Quaresma. Segunda a tradição secular da igreja católica, o período representa os 40 dias e que Jesus passou no deserto e que é lembrada pelos cristãos como uma fase de penitencia, reflexão e preparação para a Páscoa.

A Quaresma também é conhecida pela abstinência da carne vermelha, que segundo o catolicismo simboliza de riqueza e celebração, o que não combina com o sentimento de reflexão e humildade desta época litúrgica.

Diante disso, segue então o aumento no consumo de peixe e enumeras receitas com pescados o que é uma das especialidades da cozinha portuguesa.

Dentre tantos pratos saborosos que ganham mais lugar nesta época, o destaque maior fica com o bacalhau, que ao contrário do que muitas pensam não trate-se apenas de uma espécie de peixe, mas sim de cinco tipos.

Cinco tipos de peixes que podem ser considerados bacalhau, ingrediente destaque nas receitas da Quaresma.
Cinco tipos de peixes que podem ser considerados bacalhau, ingrediente destaque nas receitas da Quaresma.

O COD Gadus Morhua é o legítimo bacalhau de grife. Pescado no Atlântico Norte na face europeia, a espécie é considerada a mais nobre, devido ao delicioso sabor. Chegando até 110 centímetros, o peixe possui uma carne branca e quando cozido, apresenta lascas macias de sabor suave. Devido a qualidade, o animal recebe o termo de COD Imperial, já que são necessários entre oito e dez peixes para que o volume de uma caixa atinja o peso máximo de 50 quilos. Quanto mais pedaços forem necessários, menos nobre é a espécie de bacalhau. Outros tipos como o COD Gadus Macrocephalus, o Ling, o Zarbo e o Saithe também são apreciados pelos portugueses, mas não tem a mesma excelência da COD Gadus Morhua.

Bacalhau, Uma Especialidade do Vila Chã

O povo português garante ser dono de mais de mil receitas de bacalhau, mas no Vila Chã você pode saborear as melhores delas. Em nossa típica casa portuguesa o pescado é preparado seguindo as verdadeiras receitas da terrinha dentre elas Bacalhau às Natas, Bacalhau à Brás, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau de Cataplana, Bacalhau com Grão de Bico e o clássico Bacalhau à Lagareiro entre outras. Além das tradicionais, nossa casa também possuí um prato exclusivo o Bacalhau à VIla Chã.

Bacalhau à Vila Chã, prato exclusivo da casa mais portuguesa da Serra da Mantiqueira.
Bacalhau à Vila Chã, prato exclusivo da casa mais portuguesa da Serra da Mantiqueira.

Aliado á época propícia para saborear uma típica receita de bacalhau português, o período da Quaresma conta o início nas quedas de temperatura o que combina perfeitamente com uma visita a Campos do Jordão, e principalmente ao Vila Chã. Localizado no coração do bairro Capivari, em Campos do Jordão, a casa mais portuguesa da Serra da Mantiqueira oferece ainda pratos à base de cordeiro, alheiras, leitão e sardinhas, além de delícias da doçaria lusitana que te proporcionam uma verdadeira experiência portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.